InnerMe - Terapia Online
síndrome do impostor

Síndrome do Impostor: Como superar a sensação de "não ser bom o suficiente"

InnerMe Blog Author
InnerMeQua, 18 Setembro 2024

Você já sentiu como se não merecesse suas conquistas, mesmo sabendo que trabalhou duro para alcançá-las? Se sim, você não está sozinho(a). Essa sensação é uma característica da Síndrome do Impostor, uma experiência psicológica comum, que afeta milhões de pessoas em diferentes contextos.

Mas o que é a Síndrome do Impostor?

Trata-se de uma condição psicológica em que a pessoa, apesar de evidências externas de sucesso, duvida de suas habilidades e teme ser exposta como uma "fraude". Aqueles que sofrem dessa síndrome tendem a atribuir suas conquistas à sorte ou outras circunstâncias, acreditando que não merecem o reconhecimento ou sucesso que alcançaram.

Essa sensação de inadequação persiste mesmo quando a pessoa é competente e bem-sucedida em seu campo de atuação, levando a sentimentos de ansiedade, autossabotagem e perfeccionismo.

Será que esse é o seu caso? Veja abaixo alguns sinais comuns da Síndrome do Impostor:

Autocrítica constante: Você duvida de suas habilidades, sendo muto crítico(a) consigo mesmo(a).

Medo de falhar: Você sente que qualquer erro ou falha será uma confirmação de sua "incompetência".

Dificuldade em aceitar elogios: Quando alguém reconhece seu bom trabalho, você pode ter resistência em aceitar, ou sentir que não merece o elogio.

Perfeccionismo: Muitas vezes, as pessoas com a Síndrome do Impostor tentam compensar essa sensação sendo perfeccionistas, o que pode levar ao esgotamento e à frustração.

Como superar

Superar esse desafio requer prática, autoconhecimento e, muitas vezes, ajuda profissional. Aqui vão algumas dicas para começar:

1. Reconheça o problema

Admita que você passa por isso e entenda que essa sensação não reflete a realidade.

2. Aceite seus sucessos

Acolha de forma mais aberta elogios e reconhecimentos. Faça uma lista de suas conquistas e releia sempre que duvidar se sua competência.

3. Desafie seus pensamentos

Faça essa pergunta para si mesmo(a): "Quais são as evidências reais de que eu não sou competente?". Provavelmente essa análise lógica dos fatos mostrará que suas preocupações são infundadas.

4. Converse com alguém de confiança

Conversar com amigos, colegas ou mentores pode ajudar você a obter uma perspectiva externa e mais objetiva sobre suas habilidades e realizações.

5. Nunca subestime suas conquistas

Até mesmo os profissionais mais talentosos podem ser afetados por essa condição. Lembre-se de que o sucesso vem do trabalho duro, das habilidades e do aprendizado ao longo do tempo. Se você chegou até aqui, é porque você merece.

6. Busque terapia

Se a Síndrome do Impostor estiver impactando sua qualidade de vida, a terapia pode ser um ótimo recurso. Um profissional de saúde mental qualificado pode ajudar a identificar padrões de pensamento prejudiciais, fornecendo estratégias para combatê-los.


Se você precisar buscar ajuda, o InnerMe pode ser uma excelente opção. Nossa plataforma de terapia online conecta você a especialistas que podem te ajudar a lidar com vários desafios emocionais, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Acesse www.innerme.com.br e comece sua jornada de autoconhecimento.


Dúvidas? Mande um email para suporte@innerme.com.br

Em caso de emergência ou pensamentos suicidas, ligar para o Centro de Valorização da Vida - Disque 188.